Por que utilizo o filme de poliéster mate ou leitoso?

O poliéster em rolo opaco utilizado em meus mapas pode ser encontrado basicamente para duas funções, desenho e impressão. Para desenho do original utilizo o poliéster 50 micras especialmente fabricado para desenhos manuais à nanquim, grafite e outras tintas. Além disso, sua baixa espessura permite uma melhor visualização quando da reprodução de mapas e outras imagens.

A versão do poliéster para impressão utilizada nas reproduções autorizadas dos mapas é de 75 micra, um pouco mais espessa, o que permite uma melhor maneabilidade mantendo as características visuais do original. Não serve para desenhar manualmente com nanquim, pois sua superfície é muito “cerosa” tornando difícil a fixação no nanquim com canetas ou penas.

Muitas vezes confundido com “papel vegetal”, o poliéster possuí propriedades físicas incomparáveis; não amarela com o tempo, não muda suas dimensões conforme as variações de temperatura e é extremamente resistente a tração. Após a aplicação de um verniz protetor contra fungos, intempéries e umidade torna o mapa praticamente eterno quando emoldurado corretamente.

Publicado em 11/12/2020 | Atualizado em 18/01/2023.



Comentários

Postagens mais visitadas